Mexor Engenharia

SPDA

Tenha uma empresa especializada em sistemas de proteção para ajudar a resolver os problemas na sua edificação e desenvolver seus projetos. Realizamos os seguintes serviços relacionado a Proteção Contra Descargas Atmosféricas:

  • Consultoria Técnica
  • Gerenciamento de Riscos
  • Laudos e Inspeções em SPDA
  • Projetos de SPDA e MPS
  • Instalação de sistemas novos e adequação de sistemas existentes
  • Manutenções preventivas

 

A sigla SPDA significa sistema de proteção contra descargas atmosféricas, esse sistema serve para proteção de prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas atmosféricas e seus efeitos. Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação.

O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um subitem que em conjunto com as Medidas de Proteção Contra Surtos (MPS) reduzem consideravelmente os danos provenientes de raios em edificações ou ao seu redor. São sistemas exigidos pelo Corpo de Bombeiros e por Normas Técnicas como a NR 10 e a NBR 5419. Além disso sua seguradora poderá negar o pagamento da sua apólice se for constatado que a sua instalação está em desacordo com as normas técnicas

O primeiro passo para deixar a sua edificação regularizada é com a realização de um Gerenciamento de Riscos, esse documento indicará se existe a necessidade ou não de instalações complementares na edificação, e caso haja a necessidade, indicará o nível de SPDA ideal.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais os tipos de SPDA que a MEXOR trabalha?

Trabalhamos com Captor Franklin, com Gaiola de Faraday e pelo Método das Esferas Rolantes.

Uma outra empresa me informou que eles realizam o laudo com terrômetro tipo alicate, está certo?

Não. O instrumento exigido pela norma deve injetar no sistema uma corrente de 1 a 10A, os equipamentos corretos são miliohmmímetro e microhmímetro. É proibido a inspeção do SPDA apenas com terrômetro.

Vocês instalam SPDA eletrônico?

Não trabalhamos com Sistemas de Proteção não convencionais como ESE ou PDI pois os mesmos não atendem as normas brasileiras e não garantem segurança para a sua edificação. Os únicos sistemas conforme a norma NBR 5419 são Captor Franklin, Gaiola de Faraday e Esferas Rolantes, qualquer outro tipo de sistema não tem embasamento científico.

Qual a periodicidade de manutenção do meu sistema?

Inspeção visual de todo o sistema: A cada 6 meses

Inspeção com instrumentos de medição: A cada 3 anos ou conforme determinação do Corpo de Bombeiros.

Existe a obrigação de instalação de um SPDA?

Vai depender do seu Gerenciamento de Riscos, existem casos que apenas com a instalação de DPS a edificação atenderá a norma NBR 5419 sem a necessidade de instalação dos SPDA.